Nesta sexta-feira, a UEFA realizou o sorteio da fase de grupos da Conference League 2023/24. Entre os 32 clubes, algumas boas novidades, como Kí Klaksvík, da Ilhas Faroé, e clubes importantes que sonham com uma glória continental, como Fiorentina, Frankfurt, Besiktas e Fenerbahçe. Conheça as chaves:
Grupo A
- Lille (França)
- Slovan Bratislava (Eslováquia)
- Olimpija Ljubljana (Eslovênia)
- KÍ Klaksvík (Ilhas Faroe)
Grupo B
- Gent (Bélgica)
- Maccabi Tel Aviv (Israel)
- Zorya Luhansk (Ucrânia)
- Breidablik (Islândia)
Grupo C
- Dinamo Zagreb (Croácia)
- Viktoria Plzen (República Tcheca)
- Astana (Cazaquistão)
- Ballkani (Kosovo)
Grupo D
- Club Brugge (Bélgica)
- Bodo/Glimt (Noruega)
- Besiktas (Turquia)
- Lugano (Suíça)
Grupo E
- AZ (Holanda)
- Aston Villa (Inglaterra)
- Legia Varsóvia (Polônia)
- Zrinjski Mostar (Bósnia)
Grupo F
- Ferencváros (Hungria)
- Fiorentina (Itália)
- Genk (Bélgica)
- Cukaricki (Sérvia)
Grupo G
- Eintracht Frankfurt (Alemanha)
- PAOK (Grécia)
- HJK Helsinque (Finlândia)
- Aberdeen (Escócia)
Grupo H
- Fenerbahçe (Turquia)
- Ludogorets (Bulgária)
- Spartak Trnava (Eslováquia)
- Nordsjaelland (Dinamarca)
O primeiro colocado de cada chave avança diretamente para as oitavas de final, enquanto o segundo colocado enfrenta o terceiro colocado da Europa League em jogos de ida e volta em uma fase de playoffs. O campeão da Conference League garante vaga na fase de grupos da próxima Europa League (caso não tenha se classificado para ela ou para a Champions League via liga ou copa nacional).
Calendário da competição
- Rodada 1: 21 de setembro de 2023
- Rodada 2: 5 de outubro de 2023
- Rodada 3: 26 de outubro de 2023
- Rodada 4: 9 de novembro de 2023
- Rodada 5: 30 de novembro de 2023
- Rodada 6: 14 de dezembro de 2023
- Play-off preliminar: 15 e 22 de fevereiro de 2024
- Oitavas de final: 1 e 14 de março de 2024
- Quartas de final: 11 e 18 de abril de 2024
- Semifinais: 2 e 9 de maio de 2024
- Final da Conference League: 29 de maio de 2024
Palco da Final
A decisão da Conference League vai acontecer no Estádio Agia Sophia, a OPAP Arena, em Atenas, Grécia. O local pertence ao AEK Atenas, clube que irá disputar a fase de grupos da Europa League.
Atrações da competição e os favoritos na QGBet
Cadastre-se e aproveite a emoção da vitória!
A particularidade da entrada de equipes da Europa League na competição faz com que o favoritismo no torneio seja flexível, mas a QGBet já tem a opção para apostar no vencedor do torneio e analisamos os cinco principais postulantes ao título da terceira edição da competição. Até aqui, Roma (2021/22) e West Ham (2022/23) ficaram com as taças.
Aston Villa
→ Os Villes entraram na fase de playoffs da competição e venceu com facilidade o Hibernian da Escócia com duas goleadas: 3 a 0 e 5 a 0. Sob o comando do espanhol Unai Emery, conta com a experiência e o talento de Philippe Coutinho, além de uma boa fase de Douglas Luis. O zagueiro Diego Carlos completa a geração brasileira do Aston Villa. No gol, o argentino Emiliano Martínez, campeão do mundo em 2022, é uma atração.
Fiorentina
→ A Viola já foi longe na temporada passada, ficando com o vice-campeonato, e vem de olho em voltar a conquistar uma taça. Para chegar até aqui, o time treinado por Vincenzo Italiano sofreu mais do que o esperado, já que precisou remontar contra o Rapid Wien, derrota por 1 a 0 na Áustria e vitória por 2 a 0 em Florença. O elenco da Fiorentina tem dois brasileiros: o lateral Dodô e o volante Arthur. O atacante Arthur Cabral, destaque da última temporada, foi negociado com o Benfica. A aposta é em Lucas Beltrán, argentino que chega do River Plate.
AZ Alkmaar
→ Foi suado, mas os Cabeças de Queijo avançaram nos playoffs após derrotar o Brann, da Noruega, nas penalidades. Os holandeses treinados por Pascal Jansen possuem um elenco de jovens valores, com a maioria de seus jogadores tendo menos de 25 anos.
Lille
→ Os Dogues precisaram da prorrogação para eliminar o Rijeka nos playoffs. Treinado pelo português Paulo Fonseca, tem dois brasileiros em seu elenco. O experiente lateral-esquerdo Ismaily e o zagueiro Alexsandro Ribeiro. No ataque, destaque para o canadense Jonathan David, que resiste após mais uma janela de transferência.
Fenerbahçe
→ Os Turcos massacraram o Twente da Holanda na fase de playoffs e deram bons sinais para a competição. No banco de reservas, o técnico Ismail Kartal é o responsável por comandar um elenco cheio de nomes interessantes, como os experientes Dzeko e Tadic. Quatro brasileiros fazem parte do elenco: os zagueiros Luan Peres e Rodrigo Becão e os meio-campistas Lincoln e Fred.