Copa Libertadores da América Feminina 2023: Um guia rápido da competição 

Com três brasileiros entre os participantes, a décima quinta edição do torneio acontece na Colômbia.  

No dia 5 de outubro, teremos o início da 15º Copa Libertadores da América Feminina de Futebol.  O torneio já se tornou tradicional no calendário da Conmebol e tem diferenças para o torneio masculino, começando pelo fato de ter uma sede única e ser disputado de uma vez, durante pouco mais de duas semanas. Confira informações importantes sobre o torneio. 

Copa Libertadores da América Feminina 2023 

Sede: Colômbia 

Cidades: Cali (Estádio Pascual Guerrero) e Bogotá (Estádio Metropolitano de Techo) 

Participantes: 16 

Países: 10 

Período de disputa: 5 a 21 de outubro 

Transmissão: SporTV 

A história do torneio 

A Libertadores Feminina teve sua primeira edição em 2009, sendo disputada no Brasil e vencida pelo Santos. Até 2014, apenas o Brasil recebeu o torneio e isso também consolidou o domínio do país no torneio. Em 14 edições, sete delas foram disputadas em solo brasileiro e onze foram conquistadas por clubes do país.  

O Palmeiras foi campeão em 2022, goleando o Boca Juniors na final, em edição disputada no Equador. Primeiro título das Palestrinas. Com três conquistas, São José e Corinthians são os maiores campeões, seguidos por Santos e Ferroviária, ambos com dois títulos. Em 2017, o primeiro título do Corinthians veio em parceria com o Audax, sendo que só em 2018 o Alvinegro passou a ter novamente um departamento próprio. 

Brasileiros campeões 

Corinthians (2017*, 2019 e 2021) 

São José (2011, 2013 e 2014) 

Santos (2009 e 2010) 

Ferroviária (2015 e 2020) 

Palmeiras (2022) 

*com o Audax 

Os outros campeões

São três times de outros países que quebraram o domínio brasileiro. O primeiro foi o Colo-Colo em 2012, no Brasil, vencendo o Foz Cataratas. Em 2016, a única final estrangeira, que terminou com o título do Limpeño do Paraguai contra o Estudiantes de Guarico da Venezuela na edição disputada no Uruguai. O último vencedor foi o Atlético Huila, da Colômbia, que bateu o Santos em 2018, na última edição disputada no Brasil. 

Os participantes e os grupos da edição 2023 

Grupo A 

Palmeiras (Brasil) 

Barcelona de Guayaquil (Equador) 

Caracas (Venezuela) 

Atlético Nacional (Colômbia 

Grupo B 

Independiente Santa Fe (Colômbia) 

Olimpia (Paraguai) 

Universitario (Peru) 

Universidad de Chile (Chile) 

Grupo C 

Corinthians (Brasil) 

Colo-Colo (Chile) 

Always Ready (Bolívia) 

Libertad (Paraguai) 

Grupo D 

Boca Juniors (Argentina) 

América de Cali (Colômbia) 

Nacional (Uruguai) 

Internacional (Brasil) 

Formato da Libertadores Feminina 2023

É um formato simples de “Copa”. Na primeira fase, os times jogam em turno único entre si e os dois primeiros colocados de cada chave avançam para o mata-mata, onde teremos quartas de final, semifinal e final, além da decisão do terceiro lugar.  

Premiação

Taça da Copa Libertadores Feminina 2023 (Foto: Staff Images Woman / CONMEBOL)

Com um aumento acima de 50% nos valores de premiação, as equipes devem receber 50 mil dólares pela participação (R$ 244 mil na cotação atual). O campeão embolsa 1,7 milhão de dólares (aproximadamente R$ 8,3 milhões). 

Onde assistir a Libertadores Feminina de 2023?

O SporTV irá transmitir os jogos da fase grupo e caso algum time brasileiro chegue na final, a TV Globo irá transmitir a decisão pela primeira vez na história. 

Como chegam os brasileiros para a competição

O Corinthians é o maior campeão entre os representantes e nessa edição se despede do técnico. Arthur Elias foi convidado para assumir a Seleção Brasileira e encerra sua trajetória com as Brabas Alvinegras na Colômbia. O Alvinegro venceu o Brasileirão Feminino deste ano ao bater a Ferroviária.  

Atual campeão, o Palmeiras faz uma temporada irregular, mas tem a chance de repetir 2022 e encerrar em grande estilo. O time é treinado por Ricardo Belli e tem como estrela Bia Zaneratto. No Brasileirão 2023, parou no rival São Paulo nas quartas de final.  

Fazendo sua estreia no torneio, o Internacional de Porto Alegre é treinado pelo técnico Maurício Salgado e tem um dos melhores trabalhos do Brasil fora do Estado de São Paulo. Foram vice-campeãs brasileiras em 2022 e nesta temporada caíram nas quartas de final, perdendo para a Ferroviária. 

Acompanhe mais notícias sobre esportes nas nossas redes sociais: @QGBet 
Cadastre-se na QGBet agora e garanta o bônus de boas-vindas no primeiro depósito! 

Artigos recentes