Valendo vagas nacionais para a temporada 2024, a 27ª edição da Copa Rio chegou na fase de quartas de final, restando oito tradicionais times na busca pelo título. Quem vencer, escolhe entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil para o ano que vem, com o vice ficando com a vaga restante.
A competição manteve o seu formato eliminatório e contou com a entrada de 24 times, confira como foram escolhidos os participantes:
Primeira fase
8 times da Série A2 (segunda divisão)
4 times da Série B1 (terceira divisão)
4 times da Série B2 (quarta divisão)
Oitavas de final
8 classificados da primeira fase + 8 times da Série A
Os jogos são em ida e volta e até as quartas de final, o mando de campo do primeiro jogo das eliminatórias é do time de divisão inferior, caso os times sejam da mesma divisão temos um sorteio dos mandos.
Confira os oito times que seguem em busca da taça e os jogos das quartas de final:
Olaria x Nova Iguaçu*
Ida: 13/09
Volta: 20/09
O tradicional Olaria da Rua Bariri nunca venceu o torneio. Com 108 anos de história, o Azulão chegou bem próximo do retorno à elite do futebol carioca, mas perdeu a decisão do acesso para o Sampaio Corrêa, em Saquarema. Virando a chave para a Copa Rio, o Olaria eliminou o Goytacaz na primeira fase e o Audax nas oitavas de final. O técnico Palinha Olivério, que estava há três anos no clube, deixou o cargo após a disputa da primeira fase e foi substituído por Wendel Costa.
O Nova Iguaçu disputou a Série A em 2023 e foi sétimo colocado na Taça Guanabara, caindo nas semis da Taça Rio e garantindo uma vaga para a Série D de 2024, torneio onde parou na fase de grupos neste ano. Na Taça Rio, o time começou sua trajetória nas oitavas de final, eliminando o Americano. O time da Baixada tem dois títulos da competição.
Favorito para se classificar: Nova Iguaçu
Serrano x Gonçalense*
Ida: 14/09
Volta: 20/09
O Serrano está na Série B1 do Carioca, torneio que começou no último dia 9 de setembro, portanto o Leão da Serra fez os seus primeiros jogos na temporada pela Copa Rio, vencendo Arsul e Boavista nos dois jogos, sempre pelo placar de 1 a 0. Na terceirona carioca, goleou o 7 de Abril por 4 a 1 na estreia.
O Gonçalense disputou a Série A2 e após liderar e vencer a Taça Santos Dumont, decepcionou seus torcedores ao cair para o Olaria nas semifinais. Na copa Rio, eliminou o Pérolas Negras depois o Volta Redonda.
Favorito para se classificar: Gonçalense
América-RJ x Friburguense
Ida: 14/09
Volta: 20/09
O América é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, mas vive em um limbo desde a segunda metade dos anos 80, não conseguindo mais se reerguer. Nesta temporada, fez uma fraca campanha na Série A2 e ficou apenas na oitava colocação, mantendo seu lugar na segundona para o ano que vem. O Rubro passou com tranquilidade por Belford Roxo e Resende nas fases anteriores, não sofrendo nenhum gol.
Ano complicado para o Friburguense, que foi rebaixado na Série A2 e tenta salvar o ano com uma boa campanha e quem sabe o título da Copa Rio. O Frizão eliminou o FC Rio de Janeiro na primeira fase e depois o Madureira nas oitavas de final.
Favorito para se classificar: América-RJ
Duque de Caxias x Portuguesa-RJ*
Ida: 14/09
Volta: 21/09
Campeão da Copa Rio em 2013, o Duque de Caxias é um integrante da Série B1, a terceira divisão carioca. O time fez sua estreia no sábado, vencendo o Nova Cidade. O Gigante da Baixada eliminou Macaé e Bangu nas duas primeiras fases da competição.
A Portuguesa tem um ano cheio. Oitava colocada no Carioca, caiu nas semis da Taça Rio e com isso não conquistou vaga na Série D, torneio onde foi até as quartas de final e acabou sendo eliminada pelo Caxias no jogo do acesso. A Copa Rio passa a ser prioridade para garantir um calendário nacional para 2024. Nas oitavas de final, a Lusa eliminou o Sampaio Corrêa.
Favorito para se classificar: Portuguesa-RJ
*Mandante do jogo de volta
Quer apostar na Copa Rio? Então, confira aqui os próximos jogos e deixe seu palpite!