Três brasileiros estão na disputa das semifinais da Copa Libertadores da América e além da “Glória Eterna”, eles sonham em disputar o Mundial de Clubes, torneio que entrega prestígio e muito dinheiro.
Fluminense, Internacional e Palmeiras ficaram de olho no sorteio dos confrontos e do chaveamento do Mundial de Clubes de 2023, que será disputado na Arábia Saudita. Além do trio, o Boca Juniors da Argentina fecha os participantes das semifinais da Libertadores, torneio que vai indicar o último participante para a competição.
A edição pode ser a última realizada de forma anual, já que para 2024 o torneio não está garantido e a Fifa trabalha para manter a competição mesmo com o “novo Mundial” marcado para 2025. Para o ano que vem, não teria mais vagas para o país-sede e o campeão da Champions League estaria diretamente na final, mas isso ainda é debatido.
O novo Mundial começa no meio de 2025 e será disputado em Canadá, Estados Unidos e México, sedes da Copa do Mundo de 2026. Será um evento teste, repetindo o que fazia a extinta Copa das Confederações, torneio entre seleções. O “Super Mundial” vai contar com 32 clubes.
No sorteio desta terça-feira, que aconteceu pela manhã no horário do Brasil, o caminho do campeão da Libertadores pode ter o Al-Ittihad, tradicional time da Arábia Saudita que entra como campeão do país-sede. O clube foi um dos que receberam um alto investimento do governo e tem como principal estrela o francês Karim Benzema. Além dele, os volantes Kanté e Fabinho e os atacantes Romarinho e Jota são nomes bem conhecidos da equipe treinada pelo português Nuno Espírito Santo. Antes, eles precisam passar pelo Auckland, da Nova Zelândia, na fase preliminar.
O favoritismo do torneio é do Manchester City. A equipe de Pep Guardiola disputa pela primeira vez a competição e deve ter foco total para a conquista. Um time fora da Europa não vence o Mundial de Clubes desde 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea. No ano passado, o Flamengo sequer passou das semifinais, caindo para o Al-Hilal, que perdeu para o Real Madrid na decisão.
Confira as principais informações da competição e o chaveamento:
Sede: Arábia Saudita
Período de disputa: 12 e 22 de dezembro
Participantes:
Ásia: Urawa Red Diamonds (Japão) → campeão da Champions League da AFC
África: Al Ahly (Egito) → campeão da Champions League da CAF
Europa: Manchester City (Inglaterra) → campeão da Champions League da Uefa
América do Sul: Boca Juniors, Fluminense, Internacional ou Palmeiras, semifinalistas da
Conmebol Libertadores
América do Norte, Central e Caribe: León (México) → campeão da Concachampions
Oceania: Auckland City (Nova Zelândia) → campeão da Champions League da OFC
País-sede: Al-Ittihad → campeão da Liga Saudita
Confrontos e chaveamento
→ Fase Preliminar – Jogo 1: Al-Ittihad x Auckland City
→ Quartas de final – Jogo 2: Al Ahly x Vencedor do jogo 1
→ Quartas de final – Jogo 3: León x Urawa Reds
→ Semifinal 1: Campeão da Libertadores x Vencedor do Jogo 2
→ Semifinal 2: Manchester City x Vencedor do Jogo 3
→ Final: Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2
Já tem o seu palpite sobre o campeão da Libertadores? Cadastre-se na QGBet e aposte já!