Na terça-feira, 12 de setembro de 2023, às 17h de Brasília, Bolívia e Argentina se enfrentam pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas no Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Onde assistir?
A Federação Boliviana de Futebol é a única que não negociou os direitos de transmissão com o Grupo Globo, portanto não teremos essa partida no SporTV. Os streamings que costumamos utilizar no Brasil também não irão transmitir, dessa forma, o site futbol.bo, que passa os jogos do futebol boliviano é uma opção, assim como o aplicativo futbollibre.futbol. Esse jogo é o primeiro desafio para os brasileiros que queiram acompanhar as partidas da Bolívia, como mandante, neste qualificatório.
Na altitude, Bolívia já aplicou um 6×1 na Argentina de Messi
Jogar na altitude é algo bem complicado para a Argentina. Assim como os brasileiros, os jogadores da Albiceleste têm dificuldades em se adaptar. Mas não é apenas isso que explica um dos mais impressionantes resultados da história do futebol sul-americano.
Em abril de 2009, as seleções se enfrentaram no Estádio Hernando Siles e a Bolívia contou com um show de Joaquín Botero, autor de um hat-trick, para meter um 6 a 1 nos argentinos, que tinham um verdadeiro esquadrão em campo. Além de nomes como Zanetti, Demichelis, Heinze, Mascherano e Tevez, o craque Lionel Messi, que vivia o início de seu reinado no futebol, também estava em campo. Os outros três gols bolivianos foram marcados por Didí Torrico, Marcelo Moreno e Alex da Rosa. A Argentina fez seu único gol com Lucho González.
Chama atenção que a Argentina não marca seis ou mais gols na Bolívia desde 1947. Na história do confronto, são 29 vitórias argentinas, sete vitórias da Bolívia e cinco empates. Se somarmos apenas jogos com mando de La Verde, o domínio é boliviano, com sete vitórias contra cinco da Argentina, além de dois empates.
Bolívia quer a recuperação
Confiante na força que tem em La Paz, a Bolívia tenta manter o extra-campo de seu futebol distante do ambiente da seleção. Com a anulação da temporada 2023, muitos jogadores vêm protestando e isso causa um grande distúrbio dentro do grupo que está trabalhando para manter o bom retrospecto contra os argentinos.
O interminável Marcelo Moreno pode abrir caminho para a entrada de Ábrego, autor do gol de honra da Bolívia na derrota por 5 a 1 para o Brasil, na última sexta-feira em Belém. Destaque da partida apesar do placar elástico, o goleiro Guillermo Viscarra é a esperança de um bom resultado para La Verde. O jovem Miguelito, atleta da base do Santos, não foi utilizado contra o Brasil e deve seguir no banco de reservas para o jogo desta terça-feira no Estádio Hernando Siles.
Provável escalação da Bolívia: Guillermo Viscarra; Jairo Quinteros, Adrián Jusino e Marcelo Suárez; Diego Medina, Gabriel Villamil, Diego Bejarano, Boris Cespedes e Roberto Fernández; Arrascaita e Marcelo Moreno (Ábrego).
Argentina: Messi joga?
A grande questão para o jogo é a presença ou não de Messi. O camisa 10 foi substituído antes do final da última partida, logo após marcar, em cobrança de falta, o gol que decidiu a vitória albiceleste contra o Equador, por 1 a 0 no Monumental de Núñez. Com dores musculares, ele pode ser poupado da partida ou começar no banco de reservas. De qualquer forma, o craque viajou para La Paz.
Provável escalação da Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Otamendi, Cristian Romero e Nicolás Tagliafico; Rodrigo de Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Nicolás González, Lionel Messi (Julian Álvarez) e Lautaro Martínez.
Palpite e prognóstico para Bolívia x Argentina
Na altitude a Bolívia é favorita para o jogo ou pelo menos deixa as chances bem iguais. Com um elenco modesto, porém com muitos jovens, La Verde espera que o técnico Gustavo Costa saiba potencializar a força de La Paz para que a seleção boliviana vença a Albiceleste mais uma vez. A nossa aposta para o jogo vai no handicap asiático +1.00 para os donos da casa, já que vemos como um absurdo essa linha em um confronto onde os visitantes claramente sofrem com as condições impostas no Estádio Hernando Siles. Essa aposta nos devolve o dinheiro se a Bolívia perder por um gol de diferença. Empate ou vitória de La Verde nos paga a cotação total.
Dica do jogo: Bolívia → Handicap Asiático +1.00.
Será que a altitude será mais uma vez aliada da Bolívia ou os argentinos levarão a melhor? Cadastre-se na QGBet agora e deixe sua aposta!