Na terça-feira, 12 de setembro de 2023, às 23h de Brasília, Peru e Brasil se enfrentam pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas no Estádio Nacional de Lima. O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV.
Finalistas da Copa América em 2019, quando o Brasil venceu o Peru por 3 a 1 no Maracanã e conquistou seu último título, as seleções viram a rivalidade, e até a competitividade, aumentar nos últimos anos. Historicamente, o Brasil tem números bem consolidados contra os peruanos. Em 50 jogos, segundo o site ogol, são 36 vitórias brasileiras, nove empates e apenas cinco vitórias peruanas, porém desde 2016, podemos dizer que os peruanos causaram alguns problemas aos brasileiros.
Neste período foram nove jogos entre eles, com duas vitórias do Peru, a primeira na Copa América de 2016, resultado que eliminou a seleção treinada por Dunga na primeira fase, e a outra em 2019, em um amistoso disputado nos EUA, quando o Brasil era treinado por Tite. Os dois triunfos da Blanquirroja foram por 1 a 0.
Retrospecto em Lima
Apesar de contar com altitude em cidades como Garcilaso e Arequipa, o Peru quase sempre manda os seus jogos em Lima e o Brasil tem grande vantagem também em jogos na casa do rival. São 11 partidas, com seis vitórias brasileiras, quatro empates e apenas uma vitória do Peru, na Copa América de 1953, o primeiro jogo entre eles com o mando da blanquirroja. Desde 2000 eles passaram a jogar com consistência pelas Eliminatórias, e o Brasil venceu três jogos e empatou dois. A maior vitória foi justamente a última, 4 a 2 em 2020, com três gols de Neymar. Antes, uma goleada por 4 a 0 em amistoso disputado em 1968 foi a maior vitória brasileira em solo peruano. Aquele jogo foi um esquenta para a partida entre eles na Copa do Mundo de 1970 e os gols do Brasil foram marcados por Rivelino, Gerson, Tostão e Jairzinho. O Rei Pelé não estava presente.
Neymar vs Peru
Os peruanos são uma das seleções que Neymar mais enfrentou em sua trajetória dentro da Seleção Brasileira. Ao todo, foram oito jogos contra a Blanquirroja e apenas uma derrota, no amistoso de 2019, nos Estados Unidos. Nos outros sete jogos, sete vitórias e seis gols marcados, três deles em 2020, em jogo disputado em Lima, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Em 2015, o Brasil venceu o Peru por 2 a 1 pela fase de grupos da Copa América e Neymar foi o nome daquela partida. A Blanquirroja saiu na frente com Cueva, ex-São Paulo, aos três minutos. Neymar empatou aos cinco e deu a assistência para Douglas Costa decidir o jogo aos 47 do segundo tempo.
Nos outros jogos em que balançou as redes foram no 4 a 0, pela Copa América de 2021 e no 2 a 0, também em 2021, pelas Eliminatórias, na Arena Pernambuco. Pela Copa América 2021, ele voltou a aparecer nas semifinais contra os peruanos, dando a assistência para o gol de Lucas Paquetá nas semifinais. Vitória do Brasil por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos.
Peru: Blanquirroja vem desfalcada para o confronto
A Seleção Peruana chegou para essa primeira data de Eliminatórias com muitos problemas. Jogadores chaves como Anderson Santamaría, Pedro Aquino, Cueva, Lapadula e Edison Flores sequer foram convocados. Para piorar, o lateral Advíncula ainda foi expulso contra o Paraguai, na estreia do qualificatório, em jogo disputado na última quinta-feira.
Jogando na Ciudad del Leste, a Blanquirroja contou com uma inspirada atuação do goleiro Pedro Gallese para não sair com a derrota dessa partida. Além das grandes intervenções do goleiro do Orlando City, a trave foi protagonista e amiga. A única grande chance da seleção, que jogou durante todo o segundo tempo em inferioridade numérica, foi com o veterano Guerrero, que acertou a trave em chute de fora da área. Ainda sem conseguir uma grande renovação, o Peru aposta em diversos jogadores que já tem uma longa história na seleção. Além de Gallese e Guerrero, destaque para outros remanescentes da seleção que levou o Peru a Copa do Mundo de 2018 foi Carillo, Yotún e Aldo Corzo.
Provável escalação do Peru: Pedro Gallese; Aldo Corzo, Miguel Araujo, Luis Abram e Marcos López; Renato Tapia, Yoshimar Yotún; Andy Polo, Christofer González e André Carrillo; Paolo Guerrero.
Brasil no segundo ato do Dinizismo
A estreia de Fernando Diniz no comando do Brasil foi com goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia, mas podemos dizer que isso não foi uma surpresa, afinal é um resultado bastante comum nas goleadas da seleção canarinho contra La Verde.
O teste desta terça-feira é bem mais complicado, já que o Peru é um time forte em seus domínios e não vende barato os resultados em Lima. Diniz vai precisar trabalhar bem o sistema de marcação, sobretudo na parte de recuperação, já que a tendência é que o Brasil fique com a bola e os peruanos atuem na base do contra-ataque. Se nada de anormal acontecer, a expectativa é de que o Brasil entre em campo com os mesmos onze iniciais da estreia em Belém.
Provável escalação do Brasil: Ederson; Danilo, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães; Rodrygo, Neymar, Raphinha e Richarlison.
Palpite e prognóstico Peru x Brasil
O Peru vem com muitas baixas sensíveis para a partida e mesmo que seja uma seleção entrosada, deve sofrer bastante contra um time como o Brasil, que joga com a bola no pé e sabe muito bem criar oportunidades para vencer um sistema defensivo bem armado. Dessa forma, as chances são enormes de uma vitória canarinho e é nisso que confiamos. Brasil vence, essa é a aposta indicada.
Dica do jogo: Brasil para vencer.
Já tem o seu palpite para esta partida? Cadastre-se na QGBet e aposte agora!