Na sexta-feira, 8 de setembro de 2023, às 20h de Brasília, Uruguai e Chile se enfrentam pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O jogo terá transmissão ao vivo pelo SporTV 4.
Sim, o Uruguai fez quatro amistosos em 2023, mas devemos dizer que oficialmente a “Era Marcelo Bielsa” vai começar nesta sexta-feira. A chegada de “El Loco” ao comando da Celeste Olímpica foi uma grande surpresa. Pelo modelo de jogo adotado durante anos por Óscar Tabárez. El Maestro transformou o futebol uruguaio, levando a seleção para quatro Copas do Mundo, a primeira em 1990 e depois consecutivamente de 2010 a 2018. Além de vencer uma Copa América, algo que a seleção não conquistava desde 1995.
Aos 68 anos, Bielsa é um técnico revolucionário, amado por muitos, mas com poucas conquistas em sua longa carreira. Ele tem dois campeonatos argentinos como Newell’s Old Boys, em seus dois primeiros anos de trabalho, 1991 e 1992, um Clausura na Argentina com o Vélez, em 1998, e uma Championship com o Leeds, em 20019/20. Ainda assim, inspirou até Pep Guardiola.
No Uruguai, vai comandar uma revolução no modo de jogar e também nos nomes, já que Cavani e Suárez não apareceram nesta primeira lista e El Loco justificou dizendo que ambos tinham dito que sua passagem na seleção tinha chegado ao fim.
Entre os convocados pelo treinador para essa primeira data Fifa, onde enfrenta o Chile e depois o Equador, ele chamou seis atletas que jogam no Brasil: Puma Rodríguez (Vasco), Rochet (Inter), Bruno Méndez (Corinthians), Piquerez (Palmeiras), Carballo (Grêmio) e Cannobio (Athletico Paranaense). Em meio a renovação, destaque para atletas que brilham no futebol europeu, caso do meio-campista do Real Madrid Federico Valverde e do atacante Darwin Núñez, do Liverpool
Provável escalação do Uruguai: Sergio Rochet; Pumita Rodríguez, Sebastián Cáceres, Matías Viña e Mathias Olivera; Federico Valverde, Manuel Ugarte e Nicolás de la Cruz; Facundo Pellistri, Maxi Gómez e Darwin Núñez.
Chile
Sem disputar uma Copa do Mundo desde 2014, os chilenos têm uma chance de ouro com o aumento do número de vagas para as seleções da Conmebol. Para este ciclo, também apostam em um argentino. Eduardo Berizzo, que chegou à Roja ainda em maio de 2022.
Ele também tem o desafio de reformular o elenco, que ainda tem jogadores importantes nas conquistas da duas Copa América da seleção, em 2014 e 2015, caso de Vida, Aránguiz e Sánchez.
Entre os jovens, podemos destacar Ben Bereton Díaz, do Villarreal, que deve ser titular, e o meia Lucas Assadi, da Universidad Católica. Em 2023, foram quatro amistosos disputados pelos chilenos, com três vitórias, contra República Dominicana, Cuba e Paraguai, e um empate com a Bolívia.
Provável escalação do Chile: Gabriel Arias; Juan Delgado, Gary Medel, Guillermo Maripán e Gabriel Suazo; Erick Pulgar, Diego Valdés, Charles Aránguiz e Arturo Vidal; Alexis Sánchez e Ben Brereton Diaz.
Retrospecto entre Uruguai x Chile
Na história, o Uruguai leva grande vantagem sobre o Chile, com 46 vitórias contra 18, mas temos um equilíbrio um pouco maior desde 2010, com seis vitórias uruguaias e quatro chilenas. Em 2015, o Chile bateu o Uruguai em um jogo nervoso pelas quartas de final da Copa América, talvez um dos mais importantes entre as seleções na história recente do confronto.
Prognóstico para Uruguai x Chile
Atuando em casa e no embalo da chegada de El Loco, o Uruguai é o favorito para o clássico contra o Chile e tem tudo para largar com três pontos em sua trajetória para a Copa do Mundo de 2026. A melhor aposta para o confronto vai para esse mercado para a Celeste Olímpica.
Dica do jogo: Uruguai para vencer
Uruguai ou Chile? Faça seu cadastro na QGBet e deixe sua aposta!