No último dia 30 de agosto teve início a Copa Santa Catarina, um torneio que movimenta o segundo semestre do futebol catarinense, colocando em campo camisas tradicionais e com uma vaga para a milionária Copa do Brasil em 2024. Essa é a vigésima segunda edição do torneio, que volta a contar com dez clubes.
A história da Copa Santa Catarina
As primeiras edições do torneio foram disputadas entre 1990 e 1993, depois passou por um período grande entre interrupção, com poucas edições disputadas entre 1994 e 2005. De 2006 a 2013 foi disputada de forma contínua, mas retornou com força em 2017, após três temporadas de hiato. Nessa temporada, a atenção foi redobrada pela questão da vaga para a Copa do Brasil.
Com cinco títulos, Joinville e Brusque são os maiores campeões, seguido pelo Figueirense com três taças. Atual campeão, o Marcílio Dias tem duas taças.
Regulamento e formato da edição 2023
São dez clubes que jogam na primeira fase em turno único, com os quatro primeiros avançando para as semifinais, onde temos cruzamento olímpico, com partidas de ida e volta, assim como a final.
As datas separadas para as semifinais são 5 e 12 de novembro, enquanto a final acontece nos dias 19 e 26 de novembro.
Como foram as duas primeiras rodadas
O último jogo da segunda rodada vai acontecer na terça-feira, 12 de setembro, com o Nação Esporte recebendo o Avaí na Arena Joinville, mas até o momento apenas o Marcílio Dias venceu seus dois jogos e lidera a competição, enquanto o tradicional Joinville perdeu os dois jogos. Caso vença o Nação, o Avaí também chega a duas vitórias no torneio.
Jogos da 3º rodada e prognósticos
Quinta, 14/09
20h00 – Barra x Joinville
Estádio: Gigantão das Avenidas
Com um elenco sub-20 e em sua primeira participação na competição, o Pescador empatou com o Nação, por 1 a 1, na estreia em casa, e depois foi goleado por 4 a 1 pela Chapecoense na Arena Condá.
Maior campeão da competição, o JEC fez um Estadual fraco, foi nono colocado e tenta salvar o ano com uma boa campanha na Copa Santa Catarina. Até o momento, o Coelho perdeu para o Figueirense, em casa, e para o Marcílio Dias, fora. Foram dois adversários pesados, portanto a hora da reação passa a ser contra o Barra, em Itajaí.
Palpite: Joinville para vencer
Sábado, 16/09
15h30 – Figueirense x Chapecoense
Estádio: Orlando Scarpelli
Temos um clássico nesta Copa Santa Catarina. O Figueira se livrou apenas na última rodada do rebaixamento na Série C do Brasileirão e mira “salvar” a temporada na Copa Santa Catarina. Eliminado nas quartas do Estadual, tem na competição a chance de ir para a Copa do Brasil. No banco de reservas, o Furacão tem o comando de Paulo Baier. Até aqui, venceu o Joinville, na estreia, e empatou com o Hercílio Luz na segunda rodada.
A Chape, que disputa a Série B do Brasileiro, será comandada por Emerson Cris na Copa Santa Catarina. Além de utilizar reservas do time principal, vai dar rodagem para o elenco sub-20 na competição. Derrotada pelo Marcílio Dias na estreia, a equipe goleou o Barra por 4 a 1 na segunda rodada. O Verdão do Oeste caiu nas quartas de final do Estadual deste ano.
Palpite: Figueirense para vencer
Domingo, 17/09
15h – Concórdia x Marcílio Dias
Estádio: Domingos Lima
Sétimo colocado no Catarinense deste ano, o Concórdia ganhou uma vaga para a Série D em 2024, competição onde caiu na primeira fase em 2023. Com parte do elenco mantido, reforçado por jovens, o time treinado por Lucas Isotton perdeu para o Avaí na estreia, mas venceu o Inter de Lages na segunda rodada.
Atual campeão da Copa Santa Catarina, o Marcílio Dias começou bem a edição de 2023, vencendo Chapecoense e Joinville. O time é treinado pelo bom Waguinho Dias, treinador com história no Brusque.
Palpite: Marcílio Dias para vencer
15h – Nação Esporte x Hercílio Luz
Estádio: Arena Joinville
O Nação Esportes, de Joinville, foi campeão da Série B neste ano e vai disputar a elite do futebol catarinense em 2024. Fundado em 2018, o Leão disputa sua primeira Copa Santa Catarina. Na estreia empatou com o Barra e na terça vai receber o Avaí na Arena Joinville.
Terceiro colocado no Estadual, o Hercílio Luz volta para a Série D em 2024. O time foi eliminado da competição na segunda fase e manteve a base para a disputa da Copa SC. Até aqui foram dois empates: 1 a 1 com o Figueirense e 4 a 4 com o Inter de Lages.
Palpite: Hercílio Luz ou empate
15h – Inter de Lages x Avaí
Estádio: Vidal Ramos Júnior
Vice-campeão da segundona em 2023, o Inter de Lages está de volta à elite para 2024. O Colorado ainda não venceu no torneio. Empatou por 4 a 4 na estreia, com o Hercílio Luz, e perdeu por 3 a 1 para o Concórdia, fora de casa.
O Avaí está em meio a disputa da Série B, onde luta pela permanência, mas leva a sério a Copa Santa Catarina, tanto que utiliza reservas do elenco principal sob o comando do técnico Eduardo Barroca, que é o treinador da equipe também na segunda divisão nacional. O time vai a campo pela segunda rodada da competição na terça-feira contra o Nação. Na estreia, bateu o Concórdia, na Ressacada, por 1 a 0.
Palpite: Mais de 2.5 gols