É o jogo da vida para o Corinthians. Com uma vantagem mínima após fazer 1 a 0 no jogo de ida, o Timão precisa pelo menos de um empate para avançar ainda no tempo normal contra os argentinos, se perder por um gol de diferença leva a definição para os pênaltis. O Estudiantes precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para eliminar o Timão no tempo normal.
Ficha do jogo entre Estudiantes x Corinthians
Quartas de final da Copa Sul-Americana (volta)
Estádio: Jorge Luis Hirschi, La Plata, Argentina
Data: terça-feira, 29 de agosto de 2023
Horário: 21h30 (de Brasília)
Transmissão: SBT, ESPN e Star+
Luxemburgo aprendeu com o fiasco do Morumbi?
A atuação ruim no primeiro tempo do Majestoso contra o São Paulo custou a vaga na final da Copa do Brasil e as críticas ao trabalho de Vanderlei Luxemburgo aumentaram de nível. O experiente treinador tem apenas uma derrota nos últimos 15 jogos, mas isso aconteceu justamente em um duelo onde um empate classificava o Timão.
Muitos setoristas e influencers que acompanham o Corinthians já divulgaram que o trabalho de Luxa está sendo questionado e a partida em La Plata é decisiva para os rumos. Eliminação pode causar a saída do técnico nos dias seguintes, afinal o próximo compromisso é contra o rival Palmeiras pelo Brasileirão.
Bastidores quentes no Corinthians
Duílio Monteiro Alves passa os últimos meses de seu mandato como presidente do Corinthians e após as vendas de Adson e Roger Guedes, pode acertar as saídas de Murillo e Yuri Alberto. Tudo isso influencia em um clima de desconfiança dos torcedores, que sabem que a última chance de algum título no ano passa pela Sul-Americana.
Os onze do Corinthians em La Plata
Notícias mostram que Renato Augusto pode ser baixa de última hora após sentir problemas físicos no sábado. Inclusive um atrito entre departamento médico e diretoria teria surgido.
Cotado para deixar o clube, Murillo treinou normalmente na segunda-feira, porém teria se despedido de parte dos funcionários e estaria pronto para viajar para a Inglaterra. Caso ele não jogue, Caetano deve ser o substituto. Outra dúvida é na ponta, com Biro e Gustavo Mosquito como opções. O paraguaio Romero e o jovem Wesley correm por fora.
Provável escalação do Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Caetano (Murillo/Veríssimo) e Fábio Santos; Moscardo, Maycon e Renato Augusto; Matías Rojas, Guilherme Biro (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto.
Estudiantes
Os Pinchas querem a remontada para continuar sonhando com a taça inédita da Copa Sul-Americana. Em casa nesta edição do torneio, foram quatro vitórias, todas por mais de 2 gols de diferença, e um empate, contra o Red Bull Bragantino na fase de grupos.
A equipe vem de uma derrota por 3 a 1 para o Unión Santa Fe pela Copa da Liga Profissional Argentina. Esse foi o terceiro revés consecutivo da equipe de La Plata.
Sob o comando do técnico Eduardo Domínguez, o Estudiantes conta com a experiência do atacante Mauro Boselli, que teve uma passagem tímida pelo Corinthians, e com a juventude de Benjamín Rollheiser. O camisa 10 veio do River Plate em 2022 e após uma primeira temporada tímida, cresceu muito em 2023. São doze gols e cinco assistências em 40 jogos, sendo que seis gols e duas assistências foram na Copa Sul-Americana.
Provável escalação do Estudiantes: Mariano Andújar; Eros Mancuso, Santiago Núñez, Luciano Lollo, Gastón Benedetti; Santiago Ascacíbar, Jorge Rodríguez, José Sosa, Benjamín Rollheiser; Mauro Méndez e Guido Carrillo.
Curiosidades sobre Estudiantes vs Corinthians
→ Em 2009, o Estudiantes enfrentou o Corinthians no Pacaembu em um amistoso que marcou a apresentação oficial de Ronaldo Fenômeno no clube alvinegro. O craque não entrou em campo e podemos dizer que isso foi bom para os argentinos, que foram goleados por 5 a 1.
→ O Estudiantes é um dos clubes mais bem-sucedidos em competições da Conmebol, sobretudo na Libertadores. O time de La Plata tem quatro taças da competição (1968, 1969, 1970 e 2009). Na Sul-Americana, foi vice-campeão em 2008, perdendo para o Internacional na decisão.
→ Campeão da Libertadores em 2012 e da Recopa Sul-Americana em 2013, o Corinthians ainda busca melhorar seu desempenho em competições da Conmebol. O alvinegro participou das semifinais da Sul-Americana em apenas uma oportunidade. Em 2019, sob o comando de Fábio Carille, acabou eliminado pelo Independiente del Valle.
→ Aos 44 anos, o técnico Eduardo Domínguez é mais um da nova geração argentina. Ele já foi campeão uruguaio pelo Nacional em 2019, mas teve seu grande momento em 2021, quando venceu a Copa da Liga Argentina com o Colón. No Estudiantes desde janeiro deste ano, tem 19 vitórias em 35 jogos.
→ Luxemburgo é o maior campeão do Brasileirão, porém nunca venceu uma competição de clubes da Conmebol (foi campeão da Copa América com a Seleção Brasileira em 1999). O veterano de 71 anos já foi semifinalista da extinta Copa Mercosul com o Corinthians em 2001. Na ocasião, foi eliminado pelo San Lorenzo, vencendo a ida por 2 a 1 e perdendo na volta, fora de casa, por 4 a 1.
Palpite da QGBet para Estudiantes x Corinthians
Cadastre-se e aproveite a emoção da vitória!
É um cenário hostil e difícil para o Timão. Mandante sólido, o Estudiantes tem tudo para superar o clube alvinegro durante os 90 minutos.
A estratégia do Corinthians tem que ser diferente da apresentada no Morumbi, quando a passividade na marcação chamou atenção e o time foi engolido no primeiro tempo.
A melhor aposta indicada para o confronto é a vitória dos argentinos no duelo contra o Timão.
Aproveite para criar sua conta na QGBet, ganhe seu bônus e aposte no Corinthians x Estudiantes.
Dica do jogo: Estudiantes para vencer.