A expectativa chegou ao fim! Nesta sexta-feira (21), o argentino Lionel Messi vai começar sua trajetória na Inter Miami e no futebol dos Estados Unidos. Entretanto, o seu primeiro desafio não será pela Major League Soccer (MLS), torneio do país, mas sim pela Leagues Cup.
O que é a Leagues Cup?
A copa que une Liga MX (do México) e a Major League Soccer, a Leagues Cup chega para a sua terceira edição em 2023. A nova temporada, aliás, marca um formato inédito, já que, pela primeira vez, as 47 equipes (29 da MLS e 18 da Liga MX) estarão na disputa. Além de equipes do México e dos Estados Unidos, times do Canadá, que fazem parte da MLS, também estão na briga pelo título da competição.
Como foram as primeiras edições?
Em 2019, a competição teve sua primeira edição e o Cruz Azul foi campeão ao bater o Pumas, ambas equipes mexicanas. Na ocasião, o torneio teve uma disputa eliminatória em jogo único.
Devido à pandemia de Covid-19, a edição 2020 não foi realizada e em 2021 retomou o calendário, novamente terminando com título mexicano. Na decisão, o León bateu o Seattle Sounders, dos EUA. Por fim, a edição de 2022 foi suspensa após o anúncio da ampliação para o ano seguinte.
Formato de disputa
As equipes campeãs nacionais da última temporada já estão garantidas na segunda fase. O Los Angeles FC, pela MLS, e o Pachuca, pela Liga MX.
Os 45 times restantes foram divididos em 15 grupos com três times em cada. Eles vão jogar em turno único (2 jogos) e os dois primeiros se classificam para a segunda fase, onde começa o mata-mata simples com 32 participantes.
Na fase de grupos, o empate leva o jogo para os pênaltis, onde o vencedor ganha um ponto de bonificação.
Para onde leva a Leagues Cup?
Os dois finalistas garantem vaga na Copa dos Campeões da Concacaf 2024, a Concachampions, assim como o vencedor da disputa pelo terceiro lugar.
Mas, e o Messi?
Após carreira consolidada em campo e prêmios fora dele, Lionel Messi aceitou a proposta da Inter Miami para jogar a MLS. O jogador argentino campeão do mundo embarcou em uma nova jornada e declarou que quer jogar o mais rápido possível e continuar ajudando a liga e o futebol masculino a se desenvolver no cenário internacional.
”Estou muito feliz de estar aqui em Miami, para agradecer ao David (Beckham), sua família e aos torcedores. As pessoas foram espetaculares comigo desde que chegamos. Quero começar a treinar, competir, fazer o clube vencer e continuar crescendo”, disse Messi em sua apresentação.
Segundo sites especializados, a chegada de Messi aos Estados Unidos pode acabar causando um boom no esporte no país e fora dele. A saber, as camisas com o nome dele nas costas esgotaram em uma hora nas lojas oficiais da Inter Miami. O valor? 200 dólares, algo em torno de 960 reais.
Além disso, algumas fontes consultadas pela ESPN, canal televisivo no Brasil, afirmam que a “revolução” de Messi pode impactar não só financeiramente e midiaticamente falando, mas também tecnicamente, pois os jogadores irão se esforçar para estar à altura da lenda ex-Barcelona e PSG.
A estreia na Leagues Cup
A Inter Miami, juntamente com Lionel Messi, entra em campo nesta sexta-feira (21), às 21h (horário de Brasília). O duelo, válido pela Leagues Cup, será contra o Cruz Azul, do México. O jogo ocorre pela primeira rodada do Grupo J da competição.