Menos de um ano após a Argentina conquistar o título da Copa do Mundo de 2022 no Catar, temos o início da caminhada das seleções sul-americanas rumo a um novo Mundial, dessa vez na América do Norte (Canadá, EUA e México) em 2026. Tivemos algumas mudanças da FIFA, que deixaram possibilidades ainda maiores das seleções da Conmebol avançarem rumo a próxima Copa do Mundo.
Até 70% dos participantes em 2026 e formato mantido
Apesar dos pedidos de atletas, a Conmebol optou em não modificar o formato de suas Eliminatórias. As dez seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol vão jogar em ida e volta, trazendo 18 rodadas de duelos em pouco mais de dois anos. Esse formato vem desde 1995.
Mas temos uma grande mudança. Agora seis seleções avançam de forma direta para a Copa do Mundo e a sétima colocada vai para a repescagem da FIFA, portanto até 70% dos filiados podem disputar o Mundial. Isso se deu pelo aumento no número de participantes da Copa do Mundo, que passou de 32 para 48.
Nas últimas eliminatórias, Peru e Colômbia teriam se classificado, enquanto o Chile teria ido para a fase de repescagem. Para algumas seleções é algo importante esse aumento, mas para Brasil e Argentina, aumentam o fator protocolar da disputa, já que na última as duas terminaram invictas durante a disputa e parecem bem acima dos rivais locais. O risco é que após o primeiro turno algumas seleções apenas cumpram tabela, já que 21 pontos devem ser suficientes para chegar a Copa do Mundo da América do Norte em 2026.
Onde assistir às Eliminatórias Sul-Americanas?
O Grupo Globo anunciou um acordo com nove das dez Confederações filiadas à Conmebol. A única exceção é a Bolívia. Dessa forma, os nove jogos disputados com mando da Bolívia não tem transmissão ao vivo prevista para o território brasileiro até o momento.
A Globo deve mostrar todos os jogos do Brasil, enquanto o SporTV irá mostrar os jogos de Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela nas condições de mandantes. Os jogos da Bolívia como visitante também serão mostrados.
Período de disputa
As Eliminatórias Sul-Americanas têm início no dia 7 de setembro de 2023 e término em novembro de 2025.
Participantes
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colômbia
Equador
Paraguai
Peru
Uruguai
Venezuela
A história das Eliminatórias Sul-Americanas
A primeira Copa do Mundo foi disputada em 1930, porém apenas para a edição de 1954 tivemos o primeiro qualificatório sul-americano para o torneio. O Brasil avançou em um triangular com Chile e Paraguai. A Seleção Brasileira é, até hoje, a única que disputou todas as Copas do Mundo.
Mas apesar das classificações tranquilas desde o qualificatório para 2006, o Brasil sofreu em algumas edições, como em 1990, 1994 e 2002, sendo campeão mundial nas duas últimas citadas.
Os comandantes das dez seleções Sul-Americanas
Argentina → Lionel Scaloni (ARG)
Bolívia → Gustavo Costas (ARG)
Brasil → Fernando Diniz (BRA)
Chile → Eduardo Berizzo (ARG)
Colômbia → Néstor Lorenzo (ARG)
Equador → Félix Sánchez (ESP)
Paraguai → Guillermo Barros Schelotto (ARG)
Peru → Juan Reynoso (PER)
Uruguai → Marcelo Bielsa (ARG)
Venezuela → Fernando Batista (ARG)
Chama atenção o número de argentinos no comando das seleções. São sete entre os dez, algo que vem sendo bastante observado também nos principais clubes que estão na disputa da Libertadores e Sul-Americana.
Os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas na primeira data Fifa
→ 1ª rodada das eliminatórias
07/09 – Paraguai x Peru – 19h30
07/09 – Colômbia x Venezuela – 20h
07/09 – Argentina x Equador – 21h
08/09 – Uruguai x Chile – 20h
08/09 – Brasil x Bolívia – 21h45
→ 2ª rodada das eliminatórias
12/9 – Bolívia x Argentina – 17h
12/9 – Equador x Uruguai – 18h
12/9 – Venezuela x Paraguai – 19h
12/9 – Chile x Colômbia – 21h30
12/9 – Peru x Brasil – 23h
Já sabe em qual time apostar nas primeiras rodadas das eliminatórias? Então dê o seu palpite, cadastre-se na QGBet!